LOCALIZAÇÃO

Av. Nossa Senhora de Copacabana, Nº 540, sala 704 
CEP 22020-0010 - Rio de Janeiro - RJ

 +55 21 96836.2882

secretaria@abcpsicanalise.com.br

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Cinzento Ícone Google+

© 2017 por Associação Brasileira de Candidatos. Criado por Digital Content 

IV Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa

June 10, 2018

 

Desde tempos imemoriais que as relações entre os homens têm sido pautadas pelo exercício abusivo do poder de uns sobre outros. A escravatura é disso um exemplo paradigmático.

 

Inicialmente, o escravo era o despojo/troféu da batalha a que o vencedor tinha direito. Mas tudo isto mudou quando as potências europeias deram início, a partir de meados do século XV, a um monstruoso tráfico comercial humano entre a Europa, a África e a América. Estima-se, hoje, que cerca de 25 milhões de africanos tenham sido deportados e reduzidos a escravos entre 1444 (data da primeira expedição de captura em massa, narrada por Gomes Eanes de Zurara) e 1888 (data da abolição da escravatura no Brasil).


A escravatura, essa instituição que o homem criou ao longo da sua história, e ainda tão presente nos nossos dias, tem subjacente uma relação de extrema violência em que um ser humano – o senhor – pretende retirar ao outro – o escravo – a sua condição humana, reduzindo-o a um puro objecto sob o seu domínio. Ninguém atravessa essa relação impunemente: nem o escravo, nem o senhor nem, tão pouco, o tecido social que a suporta/ alimenta. Os processos de dessubjectivação que lhe são inerentes deixam marcas profundas, que se arrastam ao longo do tempo, nos espaços intrasubjectivo, intersubjectivo e transubjectivo.

 

Rotas da Escravidão será o tema do próximo Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa, desta vez acolhido na cidade do Mindelo, na República de Cabo Verde, entre 15 e 17 de Novembro de 2018. Pretendemos reunir, no mesmo espaço de reflexão e de partilha, psicanalistas, psiquiatras, psicólogos, psicodramatistas, profissionais e estudantes da área da saúde mental, historiadores, artistas, escritores, diplomatas. Interpelaremos e seremos interpelados por um outro que, no fora de nós e no dentro de nós, apela à escuta, ao reconhecimento, à possibilidade de respirar e de ter uma voz.

 

Rotas da Escravidão será, certamente, um Congresso percorrido por uma ética de verdade, de responsabilidade e de liberdade. Contamos com a participação empenhada, criativa e transformadora de todos.

 

Organização

- Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi)

- Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPPsicanálise)

- Comissão de Psicólogos de Cabo Verde.

 

Programe-se e participe!

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

March 27, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
  • YouTube - Grey Circle
  • Google+ - cinza Círculo