IV Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa


Desde tempos imemoriais que as relações entre os homens têm sido pautadas pelo exercício abusivo do poder de uns sobre outros. A escravatura é disso um exemplo paradigmático.

Inicialmente, o escravo era o despojo/troféu da batalha a que o vencedor tinha direito. Mas tudo isto mudou quando as potências europeias deram início, a partir de meados do século XV, a um monstruoso tráfico comercial humano entre a Europa, a África e a América. Estima-se, hoje, que cerca de 25 milhões de africanos tenham sido deportados e reduzidos a escravos entre 1444 (data da primeira expedição de captura em massa, narrada por Gomes Eanes de Zurara) e 1888 (data da abolição da escravatura no Brasil).

A escravatura, essa instituição que o homem criou ao longo da sua história, e ainda tão presente nos nossos dias, tem subjacente uma relação de extrema violência em que um ser humano – o senhor – pretende retirar ao outro – o escravo – a sua condição humana, reduzindo-o a um puro objecto sob o seu domínio. Ninguém atravessa essa relação impunemente: nem o escravo, nem o senhor nem, tão pouco, o tecido social que a suporta/ alimenta. Os processos de dessubjectivação que lhe são inerentes deixam marcas profundas, que se arrastam ao longo do tempo, nos espaços intrasubjectivo, intersubjectivo e transubjectivo.

Rotas da Escravidão será o tema do próximo Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa, desta vez acolhido na cidade do Mindelo, na República de Cabo Verde, entre 15 e 17 de Novembro de 2018. Pretendemos reunir, no mesmo espaço de reflexão e de partilha, psicanalistas, psiquiatras, psicólogos, psicodramatistas, profissionais e estudantes da área da saúde mental, historiadores, artistas, escritores, diplomatas. Interpelaremos e seremos interpelados por um outro que, no fora de nós e no dentro de nós, apela à escuta, ao reconhecimento, à possibilidade de respirar e de ter uma voz.

Rotas da Escravidão será, certamente, um Congresso percorrido por uma ética de verdade, de responsabilidade e de liberdade. Contamos com a participação empenhada, criativa e transformadora de todos.

Organização

- Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi)

- Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPPsicanálise)

- Comissão de Psicólogos de Cabo Verde.

Programe-se e participe!

Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
  • YouTube - Grey Circle
  • Google+ - cinza Círculo
LOCALIZAÇÃO

Av. Nossa Senhora de Copacabana, Nº 540, sala 704 
CEP 22020-0010 - Rio de Janeiro - RJ

 +55 21 96836.2882

secretaria@abcpsicanalise.com.br

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Cinzento Ícone Google+

© 2017 por Associação Brasileira de Candidatos. Criado por Digital Content