POSTS ABC PSICANALISE (1920 x 1080 px) (2500 x 850 px) (1).png

No dia 23 de março de 2022 ocorreu, on-line, o Congresso ABC; “Entrelaçados: a clínica, a formação e o mundo.” Contamos com a presença de mais de 100 associados de todo o país. A abertura ocorreu em clima de festa, com a dupla gauchesca ‘Os Barlette’ trazendo a cultura sulista, através de uma performance da música ‘Eu sou do Sul’.

 

Na sequência, nossa presidente, Aline Wageck, fez o discurso de abertura, destacando o trabalho competente de todos que se dedicaram à ABC nesses 2 anos e 3 meses de gestão. Cíntia Xavier de Albuquerque, presidente da FEBRAPSI, falou na sequência, parabenizando à ABC e destacando o trabalho realizado. 


Após a abertura oficial, contamos com  a honrosa presença da escritora e colunista Martha Medeiros e dos colegas Daniel Senos - SBPRJ e Luzia de Souza Patusco - SPMS para a tão esperada mesa, ‘Lya Luft - Perdas e Ganhos: uma conversa entre Psicanálise e a Literatura’, coordenada pela primeira secretária, Caroline Buzzatti, e pela diretora de comunicação, Juliana Zamboneti.

Em prosseguimento às atividades do Congresso ABC, ocorreu a ‘Assembleia Ordinária’, ocasião de prestação de contas da gestão 2020/2021 e eleição da diretoria para a gestão 2022/2023. 

Tivemos a aguardada mesa ‘Quarto eixo: o entrelace entre o candidato e a vida institucional’, a qual contou com as ilustres presenças do Dr. Stefano Bolognini - Sociedade Italiana de Psicanálise e do Dr. Cláudio Eizirik - SPPA. A mesa foi coordenada por Aline Wageck e Felípe de Nichile, presidente e segundo secretário da ABC. 


A próxima mesa ‘A Psicanálise e seus Múltiplos Eixos: Análise, Seminários, Supervisão, Institucional e Social: Um diálogo entre as Regiões da ABC’, organizada e apresentada pelos Representantes da ABC, trouxe reflexões acerca dos pilares que sustentam a nossa Formação. Foi coordenada pela vice-presidente, Renata Arouca e pelo tesoureiro Geraldo Moura.


Outro importante momento foi o Lançamento do nosso Livro Construções VII e a revelação dos colegas ganhadores do Prêmio Virgínia Bicudo, coordenado pelo nosso diretor de sede e editor, Guilherme Salgado. Um  agradecimento especial a todos os colegas associados que submeteram seus trabalhos e aos pareceristas que contribuíram conosco. Nossas congratulações e reconhecimento às colegas vencedoras do Prêmio. 


Tivemos o encerramento do Congresso com um vídeo em que a Diretoria ABC 2020-2021 se despediu após prestar seus agradecimentos.

Nossa Diretoria buscou na taboa, uma planta altamente adaptável e matéria prima de muitos artesãos por todo o Brasil, inspiração para a construção da identidade visual do nosso Congresso. A fibra da taboa serve-nos de modelo para o que desde a carta-convite para a escrita ao Construções VII estamos propondo: a tessitura delicada e ao mesmo tempo consistente entre as ideias psicanalíticas e os afetos envolvidos em uma experiência genuína como a que envolve a organização de um Congresso.

Uma das características dessa planta, a qual é utilizada para confecção de artesanato ao redor de nosso país, é a durabilidade e a resistência da mesma. Estes dois últimos anos vêm sendo períodos particulares em que resistir se tornou pauta recorrente.

1
1

press to zoom
2
2

press to zoom
5
5

press to zoom
1
1

press to zoom
1/5