QUEM SOMOS
Criada em 1993, a Associação Brasileira de Candidatos - ABC é a entidade representativa dos candidatos no Brasil e, junto às organizações internacionais congêneres, promove a integração dos psicanalistas em formação nos Institutos das Sociedades, Núcleos e Grupos de Estudos ligados à International Psychoanalytical Association (IPA), estimula a produção científica e a participação dos candidatos nas atividades institucionais, um dos quatro pilares do processo de formação.
A cada dois anos uma nova diretoria é eleita no Congresso Brasileiro de Psicanálise e, ao mesmo tempo, um grupo de Representantes de Candidatos (eleitos em seu instituto para representar a ABC) assume as funções de facilitar o contato e o trânsito de informações da diretoria da ABC com os candidatos, institutos e na organização do processo de recolhimento das contribuições dos associados a ABC.
Um outro grupo, de Conselheiros (eleitos na Assembléia Geral), fornece o suporte aos Representantes de Candidatos de sua região para fomentarem atividades entre os candidatos: seminários, simpósios e na organização dos Encontros Regionais.
A formação da diretoria das gestões anteriores era composta por quarto cargos. A partir dessa nova gestão (2016-2017), a diretoria passou de 04 para 07 membros: Presidente, Vice-presidente, Secretário, Tesoureiro, Diretor de Comunicação, Diretor de Sede e Segundo Secretário. A criação dos novos cargos é reflexo da integração de ações da ABC junto aos candidatos em um âmbito local, regional e nacional.
ENCONTRE SUA FÉ
O QUE FAZEMOS
Desde 1995, a ABC trabalha com os analistas didatas na organização do Pré-Congresso Didático, que antecede o Congresso Brasileiro de Psicanálise, realizado a cada dois anos, sendo essa uma das atividades mais conhecidas dos candidatos. Podemos entender esse marco como conquistas de espaços destinados aos candidatos nas discussões de questões relativas à formação psicanalítica, mas cabe assinalar outras tarefas da ABC:
1 – Promover e estimular atividades voltadas à produção científica entre candidatos de todo o Brasil, culminando com a publicação, bianual, do livro Construções e da premiação do “Concurso Virginia Bicudo”, vivido durante o Congresso Brasileiro de Psicanálise (FEBRAPSI), ao melhor artigo científico relacionado ao tema do evento.
2 – Estimular a criação de Associações Locais de candidatos, em cada instituição de formação, onde poderão transformar as queixas de seus candidatos em demandas locais a serem trabalhadas de forma criativa em parceria com seus institutos e associações locais pertencentes a mesma região.
3 – Articular Encontros Regionais de candidatos capazes de viabilizar espaços de difusão de idéias e debates de questões sob o vértice regional e, ao mesmo tempo, fortalecer o aprimoramento científico.
4 – Integrar as demandas surgidas nos Encontros Regionais ao Encontro Brasileiro de Candidatos, o Pré-Congresso de Candidatos.
5 – Facilitar o empoderamento de Representantes e Conselheiros da ABC ao fornecer-lhes um material detalhado das atribuições de suas funções junto a proposta de gestão da ABC.
Reconhecemos os desafios pertinentes à tarefa de facilitar os diálogos entre os candidatos pertencentes a institutos distribuídos no Brasil. Para tal, é necessário a intensa e ativa participação dos candidatos no envio de críticas, sugestões e identificações dos pontos que julguem serem merecedores da atenção da ABC para aprimorar o processo formativo de todos nós.
GESTÃO ATUAL

O que nossa gestão vai abraçar?
Descobriremos juntos. Com a participação de cada associado e associada ABC, desenvolveremos nossos trabalhos de modo democrático. Orientados pelo acolhimento à diversidade, às necessidades de transformação e aos desafios da formação em tempos tão incertos. Nossos objetivos convergem para
o fortalecimento dos vínculos, a valorização das alteridades e respeito ao coletivo. Singularidade
e pluralidade bem unidas.
Por que não?
Diretoria
Patrícia Paes Ribeiro de Vasconcelos (Presidente) SPRPE
Isabela de Almeida Cardia (Vice-Presidente) SBPCampinas
Maria de Jesus Varjal de Mello Maçães (Primeira Secretária) SPRPE
Carmen Corso Krutul (Segunda Secretária) GPC
Maria dos Remédios Almeida Matos (Tesoureira) SPRPE
Lina Rosa Vieira da Silva (Diretora de Comunicação) SPRPE
Fernanda Teixeira de Souza Leão (Diretora de Sede) SPRJ
Conselheiras
Juliana Simczak Treuherz (Região Centro - Oeste) SPMS
May Guimarães Ferreira (Região Nordeste) SPFOR
Marinês Lana (Região Sudeste I) SBPCampinas
Barbara Cordeiro Borges Laurindo (Região Sudeste II) SPRJ
Karla Kathleen Pereira de Oliveira Aquino (Região Sul) SBPdePA
Representantes
Júlia Frozi - SPPA
Karla - SBPdePA
Thalita Salomão - SPPEL
Carmilon Neto - GPC
João Paulo Koltermann - GEPSC
Luiz Candiota - SBPSP
Élidi Degrecci - SBPCAMP
Victor Malerba - SBPRP
Júlia Bugin - SPRJ
Adriana - SBPRJ
Cássia Batista - SBPMG
Simon Salama - APERJ RIO4
Renata Carvalho - SPBsb
Ana Biondo - SPMS
Nilce Costa - GEPG
May Guimarães - SPFOR
Cristina de Macedo - SPRPE