top of page
banner_site_1.png

Fórum

Arte e Psicanálise

Freud, quando questionado a respeito de quais eram, em sua opinião, as condições favoráveis para que alguém viesse a ser um analista, costumava assinalar o quanto, acima de tudo, uma sólida formação cultural teria o condão de ampliar e enriquecer o repertório daqueles que procuravam uma formação nesta, que ele considerava ser, juntamente com governar e ensinar, uma das profissões impossíveis. 


As conquistas culturais, com ênfase àquelas que se desenvolveram no âmbito das artes, muitas vezes são capazes de ilustrar os diversos processos dos quais é formada a jornada humana; um intenso intercâmbio de experiências que nos conduzem por uma série imprevisível de transformações. 


O evento ABC cultural, apostando em nossa percepção de que quando tudo corre bem em nossas formações algo no analista jamais deixa de ser candidato, busca favorecer um ambiente fértil de trocas entre pares, que possam fomentar o pensamento e a ampliação de nossos vocabulários pessoais no que diz respeito a sonhos, percepções, emoções e sensações; matérias primas que podem enriquecer nossas possibilidades de escuta.

I Fórum

Arte e Psicanálise

Destacamos que, no dia 28 de maio de 2020, estivemos reunidos com colegas de todo o Brasil para o nosso primeiro ABC Cultural - Arte e Psicanálise. Foi um evento riquíssimo, de trocas férteis e estimulantes, que contou com a mediação dos nossos primeiro e segundo secretários ABC - Caroline Buzzatti (SPPA) e Felipe de Nichile (SBPSP) e com os comentários de Anne Lise Di Moisès Silveira Scappaticci - membro efetivo e didata da SBPSP e Gustavo Machado - membro filiado da SBPRP, a quem agradecemos imensamente. Agradecemos, ainda, a todos que estiveram presentes nesse encontro afetivo e muito produtivo.

A hora e vez de Manuela Mãe-traga por Gustavo Machado

“Tudo sobre minha mãe” Comentários por Anne Lise di Moises Scappaticci

abc_2 (3).png
bottom of page