I Fórum
Psicanálise & Política
No dia 19 de maio de 2020 realizamos o “Fórum Psicanálise e Política”. O Fórum nasceu da demanda dos associados por um espaço de discussão diante do cenário atual e da necessidade pungente de pensarmos a dimensão política e psicanalítica, pontos de relação, convergência e divergência.
O encontro contou com a mediação da Vice-Presidente ABC – Renata Arouca (SPBsb) e do Diretor de Sede ABC – Guilherme Salgado (SBPRJ). Renata Arouca realizou uma breve abertura falando da importância do assunto no atual momento em que vivemos, destacando os aspectos sócio-políticos.
Guilherme Salgado também fez uma pequena introdução, a partir da reflexão do livro “As Clínicas Públicas de Freud – Psicanálise e Justiça Social, 1918-1938”, de Elizabeth Ann Danto, publicado em 2005 e traduzido para o português em 2019. Descreveu como a autora trata das inúmeras iniciativas que a primeira geração de psicanalistas teve no que tange à popularização e inserção da psicanálise enquanto assistência pública de saúde no entre guerras. Contou, ainda, sobre o trabalho do Projeto Travessia, realizado dentro da SBPRJ, de cunho social e assistencial.
A partir dessa abertura, muitos colegas participaram trazendo os programas sociais que ocorrem em suas Sociedades/Grupos, contribuindo para a ampliação de ideias de como a psicanálise pode trabalhar amplamente no âmbito social e político da comunidade.
Os colegas ressaltaram a importância de espaços como este para debatermos temas relevantes como os acontecimentos políticos que estão ocorrendo e que invadem a nossa clínica. Falaram sobre o clima de medo e angústia que todos nós estamos vivendo e as cenas de horror e violência que aparecem todos os dias nos canais de comunicação.
Destacaram que o mal-estar do momento é sentido por todos nós e foi enfatizada a importância de espaços de debates para que todos tenham voz.
Outro assunto levantado foi a necessidade de um posicionamento por parte da ABC quanto aos acontecimentos atuais. Diante deste pedido e de outros que surgiram no chat ABC, somamos forças à FEBRAPSI que, através de suas federadas, está consultando seus membros e candidatos sobre o posicionamento mais adequado a ser encaminhado.
Tivemos mais um momento muito rico, de muita troca, que propiciou a nossa capacidade de pensar temas tão complexos e pertinentes às nossas vidas. Reiteramos o convite para que esses espaços sejam ocupados cada vez mais para que alcancemos o objetivo de pertencimento e representatividade.