Confira os momentos do
Regional Sudeste II

Acho importante relatar um pouco sobre o processo de construção deste Regional para iniciarmos uma discussão sobre o tema proposto. Nossa primeira reunião ocorreu em meados de maio. Levantamos diversas dúvidas e praticamente as questões giravam em torno sobre o que seria o nosso futuro. O futuro da nossa formação, da pandemia, da quarentena, dos atendimentos etc. Será que as questões levantadas naquele momento seriam as mesmas da época do regional? Existiam muitas incertezas e vimos a importância de ter um objetivo: queríamos proporcionar no regional integração. Seria uma integração diferente pois desta vez o encontro seria online. Estamos vivendo diversas experiências online desde o início da pandemia e ABC tem sido um ambiente integrador e facilitador de trocas de experiências, pensamentos... Como diria Teresa Cristina em uma recente entrevista, cantora que está assumindo um protagonismo importante atualmente em difundir a música, a cultura brasileira via suas lives diárias em seu instagram: “Quando você cria um local de acolhimento, as pessoas vão aparecendo.” A ABC virou este local de acolhimento, onde há trocas de experiências e a psicanálise permanece viva.

Fernanda Souza Leão, Representante dos candidatos e da ABC - SPRJ ( Texto apresentado no Encontro Regional Sudeste II)

Como representantes da ABC em nossos institutos, devemos organizar um Encontro Regional de Candidatos de cada região, a cada gestão. Há dois meses nos reunimos pela primeira vez, para começar a pensar o tema e formato do encontro. Nos deparamos com um desafio de reproduzir uma experiência de trocas entre candidatos e um encontro extremamente afetivo, com a única possibilidade de ambiente virtual. Entretanto, apesar do desafio, tivemos uma grata surpresa: uma conversa gostosa, uma discussão rica, ideias em sintonia, poemas, música, arte, afeto! Nossa tentativa no Regional Sudeste II, foi mostrar, através de estímulos visuais, poesia e música, como aproveitamos e produzimos nesses encontros. Além disso, tentamos reproduzir para os nossos colegas candidatos o clima informal e acolhedor que experienciamos em todos os nossos encontros. Sendo assim, optamos por organizar esses estímulos em uma apresentação de Power Point, para promover a associação livre dos colegas. A partir da discussão que se seguiu, completamos juntos uma “árvore de palavras”, que nasceu em nossas reuniões e tornou-se mais robusta a partir do Encontro Regional. Entre o Regional e o Encontro Nacional, em seguida, convidamos os colegas a participar de um Lanche Boêmio Integrador, compartilhar seu lanche típico local e um pouco de sua vida pessoal, a pessoa com quem divide a quarentena, seu animal de estimação, ou mesmo um cantinho de sua casa. A nossa intenção era tentar acolher todos os colegas que estavam participando conosco desse momento. Após o lanche, no Encontro Nacional, compartilhamos com os colegas de todo o Brasil a “árvore de palavras” e alguns questionamentos surgidos na primeira parte do dia, conversamos, ampliamos a discussão e também os ramos da nossa “árvore”. Encerramos o evento com sentimento de dever cumprido e muita gratidão por todos os colegas que nos presentearam com sua presença. Agradecemos mais uma vez à ABC, que está nos proporcionando um espaço acolhedor e produtivo.

Laura Gabriela de Freitas Almeida, Conselheira ABC -  SPRJ - Região Sudeste II

Regional Sudeste II
Ampliação Nacional

O Encontro Nacional seguiu conforme descrito pela Conselheira ABC Laura. Foi uma atividade que permitiu aos participantes vivenciarem o clima proposto pela equipe da Região e propiciou uma rica discussão, abordando vários aspectos e questionamentos. Dentre eles, destacamos alguns pontos:

● Numa referência a Bion, foi lembrado do tropismo e o modelo da planta que vai em busca de melhores condições para ficar viva.

● Uma referência à importância da tradição, que pode ser rígida e permitir a criação de uma crosta impermeável ao novo, e ao mesmo tempo servir de referência. Um tema que toca na existência do conflito. O que pode oferecer efetivamente?

● O contexto contemporâneo apontando para a vulnerabilidade – como não desintegrar diante de toda essa realidade?

● A pandemia traz a relevância do social e nossa responsabilidade como representantes da psicanálise: como podemos contribuir e o que fazer nesse cenário?

● A empatia, como algo interno de cada um, nos convoca para o novo e o que isso pode trazer de transformações mentais.

● O vírus relacionado com a questão traumática, mais primitiva e quais as possíveis formas de trabalho.

● A instabilidade, a incerteza, afetando as relações e nos exigindo maior flexibilidade.

● A falta de transparência da FEBRAPSI e o atual momento político institucional.

● O encastelamento, esvaziamento, a questão autoritária perpassando a formação e gerando distanciamento.

● A formação e temas como: identidade analítica, transformações, encurtamento da distância, transmissão da psicanálise, intercâmbio de ideias.

● A valorização do encontro e das trocas.

● A ideia de uma unificação das instituições ABC, OCAL, IPSO, como um espaço de maior horizontalidade e uma separação menos demarcada. Seria possível?

● O que mudar? Por que mudar? Quais mudanças?

● A ética como fio condutor.

Assim, este Encontro foi encerrado com muita inspiração, nos fazendo esperar pelos próximos com muita satisfação pelo que experimentamos juntos.

Regional Sudeste I
Reflexões acerca da Psicanálise

Material produzido pela Conselheira e Representantes da Região Sudeste II, apresentado como ESTÍMULOS para a discussão e construção do Encontro Regional Sudeste II. 

LOCALIZAÇÃO

Av. Nossa Senhora de Copacabana, Nº 540, sala 704 
CEP 22020-0010 - Rio de Janeiro - RJ

 +55 21 96836.2882

secretaria@abcpsicanalise.com.br

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Cinzento Ícone Google+

© 2017 por Associação Brasileira de Candidatos. Criado por Digital Content